Terrorismo em Brasília

MPF finaliza remessa de audiências de custódia de 1,4 mil bolsonaristas

O órgão encaminhou ao Supremo Tribunal Federal pedidos de prisão, relaxamento e medidas cautelares. Ministro Alexandre de Moraes deve proferir decisões até sexta-feira (20/1)

Luana Patriolino
postado em 18/01/2023 19:34
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Ministério Público Federal (MPF) finalizou as audiências de custódia de 1.410 pessoas suspeitas de participar dos atos terroristas em Brasília no último 8 de janeiro. Os promotores e procuradores enviaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedidos de prisões preventivas, liberdade provisória com cautelares e relaxamento de prisão.

Agora, cabe à Corte analisar e decidir caso a caso. A investigação sobre os atos golpistas está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes. Até sexta-feira (20/1), o magistrado deve avaliar todas as ações. Foram mobilizados 106 procuradores da República e 103 servidores do MPF para realizar as audiências de custódia desde que os extremistas foram detidos.

Com o Ministério Público, foram 728 pedidos de conversão em prisões preventivas, 289 de liberdade provisória com imposição de medidas cautelares diversas e 14 de relaxamento de prisão. Deste montante, Alexandre de Moraes transformou 140 detenções temporárias em preventivas e liberou 60 pessoas envolvidas na destruição das sedes dos Três Poderes.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE