FORÇAS ARMADAS

Múcio diz que Lula não discutiu dia 8 de janeiro com militares

Após reunião do presidente com militares, ministro da Defesa diz que encontro foi antecipado para criar uma agenda positiva do governo com as Forças Armadas

Henrique Lessa
postado em 20/01/2023 14:19 / atualizado em 20/01/2023 14:25
 (crédito:  Antonio Cruz/ Agência Brasil)
(crédito: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

Após a reunião desta sexta-feira (20/1), entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comandantes das Forças Armadas, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, falou com os jornalistas no Palácio do Planalto e afirmou que, no encontro, não se tratou dos ataques que as sedes dos Três Poderes sofreram no último 8 de janeiro. "Nós não tratamos do dia 8, isso está com a Justiça", afirmou o titular da Defesa.

Segundo o ministro, o encontro também contou com a participação do presidente da Fiesp, Josué Gomes, e mais cinco empresários. O tema em pauta foi exclusivamente os investimentos nas Forças e a reativação da indústria de defesa nacional.

Segundo disse o ministro, os eventos do dia 8 não tiveram a participação das Forças. “Eu entendo que não houve envolvimento direto das Forças Armadas. Agora, se algum elemento, individualmente, teve sua participação, ele vai responder como cidadão”, disse Múcio, enfatizando que os próprios comandantes militares ficaram indignados com atos do dia 8, e que todos os envolvidos devem ser responsabilizados.


O ministro disse que o encontro, que estava previsto para acontecer em algumas semanas, foi antecipado por seu pedido, com a intenção de criar uma agenda positiva do governo Lula com os setores militares.

Segundo Múcio, as providências quanto aos eventos do dia 8 estão sendo tomadas. "Isto está com a Justiça, nós estamos aguardando as comprovações para que as providências sejam tomadas", ressaltou o ministro que informou que "os militares estão cientes e concordam que sejam tomadas as providências, mas, no calor da emoção, a gente precisa ter cuidado para que as acusações sejam justas e as penas sejam justas, mas tudo será providenciado ao seu tempo.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE