REAÇÃO

Eduardo Bolsonaro sobre moeda comum Brasil-Argentina: 'Não pode acabar bem'

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que o país está 'afundando a galope'; debate monetário é defendido por Lula e Alberto Fernández

/Estado de Minas
postado em 22/01/2023 16:10 / atualizado em 22/01/2023 16:11
 (crédito: Agência Brasil )
(crédito: Agência Brasil )

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou, neste domingo (22/1), os debates a respeito da criação de uma moeda em comum entre Brasil e Argentina. Em artigo publicado no periódico semanal argentino "Perfil", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, defenderam estudos sobre a viabilidade de uma moeda que abranja não apenas os dois países, mas toda a América do Sul.

"Inacreditável. O Brasil vai afundando a galope. Isso não pode acabar bem", disse Eduardo Bolsonaro, no Twitter.

"Decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum, que possa ser usada tanto para os fluxos financeiros quanto para os comerciais, reduzindo os custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa", dizem, no texto.

Segundo os presidentes, a ideia é simplificar e modernizar as regras de cooperação entre os países, mas indicam que vão incentivar o uso das moedas locais.

A informação vai ao encontro do que havia publicado, mais cedo, o jornal britânico "Financial Times". Conforme o veículo, mesmo com os estudos sobre a criação de uma moeda comum, Brasil e Argentina não pretendem abandonar o real e o peso.

Embora tenha confirmado as tratativas a respeito de uma moeda entre Brasil e Argentina, o ministro da Economia do país vizinho, Sergio Massa, pregou cautela.

"Haverá uma decisão de começar a estudar os parâmetros necessários para uma moeda comum. Isso inclui desde questões fiscais até o tamanho da economia e o papel dos bancos centrais", explicou, ao "Financial Times". "Não quero criar falsas expectativas. É o primeiro passo de longo caminho que a América Latina deve percorrer", completou.

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE