CULTURA

Ministério da Cultura reabre as portas e recebe servidores

"O ministério da Cultura voltou para onde ele nunca deveria ter saído", declarou a ministra Margareth Menezes

Maryanna Aguiar — Especial para o Correio
postado em 24/01/2023 13:31 / atualizado em 24/01/2023 13:53
 (crédito: Filipe Araújo)
(crédito: Filipe Araújo)

Após mais de quatro anos de extinção, o decreto de recriação do Ministério da Cultura (Minc) entrou em vigor nesta terça-feira (24/1). Para celebrar, a ministra Margareth Menezes, pela manhã, recebeu na porta do prédio os servidores da Cultura que estavam realocados no Ministério do Turismo.

“O ministério da Cultura voltou para onde ele nunca deveria ter saído. Para o Bloco B da Esplanada dos Ministérios do Distrito Federal do Brasil”, disse a ministra em frente à sede da pasta, e seguiu: “Nós atravessamos esses tempos tão difíceis e agora estamos aqui de volta para contribuir, com todos vocês, com esse novo momento do nosso país”,  em recado aos servidores.

A nova estrutura da pasta conta com seis secretarias: Cidadania e Diversidade Cultura; Direitos Autorais e Intelectuais; Economia Criativa e Fomento Cultural; Formação, Livro e Leitura; Audiovisual; Comitês de Cultura.

A partir da Reforma Administrativa do governo Bolsonaro, o Ministério da Cultura foi oficialmente extinto em 1º de janeiro de 2019, com a publicação de medida provisória no Diário Oficial da União. Em 2016, Michel Temer chegou a incorporar o Minc à Educação, mas voltou atrás após repercussão negativa.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE