Dispensa

Governo Lula exonera mais 11 militares na vice-Presidência e GSI

Novo governo passa por um processo de "desbolsonarização" dos quadros, que começou nos órgãos ligados ao Planalto

Victor Correia
postado em 25/01/2023 12:02 / atualizado em 25/01/2023 12:05
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O governo federal deu continuidade à exoneração de militares de quadros ligados à Presidência da República. Nesta quarta-feira (25/1) foram publicadas, no Diário Oficial da União (DOU), nove dispensas de militares na vice-Presidência da República. Já no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), dois militares foram exonerados.

Os despachos da vice-Presidência foram assinados pelo chefe de gabinete, Pedro Henrique Giocondo Guerra. Ao todo, as nove exonerações ocorreram no Departamento de Administração e Finanças, na Assessoria Militar, na Ajudância de Ordens e na Diretoria de Administração do órgão, chefiado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin (PSB).

Já no GSI, as duas dispensas foram no Departamento de Coordenação de Eventos, Viagens e Cerimonial Militar da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial e no Departamento de Gestão da Secretaria-Executiva.

Ao todo, mais de 100 militares foram exonerados de cargos comissionados em órgãos ligados à Presidência, com a "desbolsonarização" dos quadros do governo federal. A maior preocupação é com a afinidade dos militares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE