REUNIÃO

Governadores defendem a democracia e citam criação do Conselho da Federação

Os 27 governadores divulgaram um documento intitulado "Carta de Brasília" após reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto

Ingrid Soares
postado em 27/01/2023 15:42 / atualizado em 27/01/2023 21:52
 (crédito: Ricardo Stuckert/ PR )
(crédito: Ricardo Stuckert/ PR )

Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (27/1) no Palácio do Planalto, 27 governadores divulgaram um documento intitulado “Carta de Brasília”. Nele, os dirigentes reafirmam o compromisso com a democracia e com a estabilidade institucional e social do país.

“A democracia é um valor inegociável. Somente por meio do diálogo que ela favorece poderemos priorizar um crescimento econômico com redução das nossas desigualdades e das mazelas sociais que hoje impõem sofrimento e desesperança para uma parcela significativa da população brasileira”.

Os entes destacaram a importância do pacto federativo e ainda a criação do Conselho da Federação, formado por representantes da União, dos Estados e dos municípios.

“O encontro de hoje ratificou o desejo de todos para que o pacto federativo funcione em um ambiente cooperativo e eficiente para superarmos os entraves econômicos e para lidarmos com as grandes necessidades do povo brasileiro. Por meio dos Consórcios Públicos, buscaremos resgatar as ferramentas de políticas públicas que facilitem uma gestão compartilhada dos recursos públicos entre a União, Estados e municípios, e que favoreçam o desenvolvimento regional”.

“Juntos criaremos um Conselho da Federação. Nele terão assento representantes da União, dos Estados e dos municípios visando definir uma agenda permanente de diálogo e pactuação em torno de temas definidos como prioritários pelos entes federados. Todos os nossos esforços serão orientados pela agenda do desenvolvimento para superarmos o desemprego, a inflação, a fome e a pobreza em uma agenda integrada e negociada permanentemente”, informaram.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE