Congresso

Eleições do Senado acontecem nesta quarta e quinta-feira

No primeiro dia é escolhido o presidente. No segundo, é realizado o pleito para definir os nomes dos demais lugares da Mesa Diretora

Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 30/01/2023 15:38 / atualizado em 30/01/2023 15:38
 (crédito:  Roque de Sá/Agência Senado)
(crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

O Senado vai seguir o cronograma tradicional da eleição da Mesa Diretora e votar sua composição para o biênio 2023-2024 em dias separados. Nesta quarta-feira (1º/2) será escolhido o presidente. Na quinta-feira (2), haverá o pleito para definir o primeiro e o segundo-vice, bem como primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.

Assim, a quarta-feira será aberta, às 15h, com a posse dos 27 novos parlamentares. Por volta das 15h30, terá início o pleito presidencial da Casa, com votação secreta por parte dos 81 senadores. Até as 15h desta segunda-feira (30/1), pelo menos, a previsão era de que a eleição dos demais membros ocorresse às 10h do dia 2. A abertura dos trabalhos da Casa está marcada para as 15h.

Para o pleito, a disputa está entre o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que conta com apoio explícito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Rogério Marinho (PL-RN), que, sem cabo eleitoral forte com mandato, tenta se viabilizar como líder da direita ao lado de aliados de mesmo perfil; e Eduardo Girão (Podemos-CE), cujo nome é visto como tentativa de levar a disputa para um eventual segundo turno, o que ajudaria o candidato do PL.

Pacheco, caso não seja traído por algum integrante das siglas PSB, PDT, MDB, PT e PSD, vence a eleição com 43 anuências, duas a mais que o necessário: 41. A expectativa do grupo é chegar a pelo menos 55 votos consolidados nas urnas, considerando apoios nas urnas do PSDB, União Brasil, PL e PP, estes dois últimos da chapa de Marinho.

Marinho, que tem potencial de levar adiante temas “radioativos” — como homeschooling, redução da maioridade penal, garimpos em territórios indígenas, expansão do uso de agrotóxicos e impeachment de ministros do STF —, projeta chegar a 30 votos, mas para tal teria que arrancar por baixo quatro votos da bancada do União Brasil, que definhou e ficou com oito senadores na Casa.

O grupo de Marinho parte da premissa de que tem, blocado, PL, PP e Republicanos, cujas bancadas somam um total de 23. Para chegar a 30, precisará que o PSC opte na urna por Marinho, o que não é impossível, em razão do alinhamento de pautas, e que Izalci Lucas e Plínio Valério, ambos do PSDB, cumpram suas promessas de apoio junto ao candidato. Esta projeção considera que não haverá traição para Pacheco por parte de seus aliados.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE