Jornal Correio Braziliense

Posse presidencial

Em recepção no Itamaraty, Lula decreta o fim do 'cercadinho'

A previsão era que Lula chegasse por volta das 19:30, mas com o atraso, algumas autoridades deixaram o local antes da chegada do presidente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Palácio do Itamaraty, por volta das 21h deste domingo (1º/1), para um dos últimos compromissos oficiais do dia da posse presidencial. A recepção contou com pelo menos 60 delegações estrangeiras que vieram para prestigiar a posse do presidente.

Lula ia passar pela imprensa sem dar declarações, no entanto, ao ser questionado sobre o “cercadinho”, estrutura montada no Palácio do Alvorada, que durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) tornou-se palco para episódios de hostilidade com a imprensa, o presidente voltou e disse, olhando em direção aos jornalistas, que “não vai ter mais cercadinho”.

Os chefes de Estado e seus representantes começaram a chegar por volta das 18h, os primeiros a passarem pelo tapete vermelho foram os presidentes da Alemanha, Argentina, Portugal e Angola.

A previsão era que Lula chegasse por volta das 19:30. Com o atraso, algumas autoridades deixaram o local antes da chegada do presidente. Segundo a equipe do cerimonial, cerca de 2 mil convidados participam do evento.

O número de líderes internacionais presentes na posse de Lula bate o recorde de evento com mais autoridades estrangeiras na história do Brasil.

Após o evento, o presidente ainda deve fazer um discurso no Festival do Futuro, parte da celebrações oficiais da posse que envolve performances de 150 artistas.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!