Jornal Correio Braziliense

Território indígena

Sônia Guajajara institui gabinete de crise para tratar conflitos na Bahia

Os indígenas Nawir Brito de Jesus e Samuel Cristiano do Amor Divino foram mortos à tiros na noite de terça (17/1) na cidade de Itabela

Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, instituiu um gabinete de crise para acompanhar os conflitos por terras na região do extremo sul da Bahia. Os confrontos resultaram na morte de Nawir Brito de Jesus, 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25, indígenas da etnia Pataxó, na noite da última terça-feira (17/1), na BR-101, no trecho da cidade de Itabela.

“É inadmissível que os povos indígenas continuem sendo perseguidos e ameaçados dentro de seus próprios territórios. Este crime não pode ficar impune e por isso, trabalharemos junto ao Ministério da Justiça e aos demais órgãos e entidades para garantir a rigorosa investigação e punição dos criminosos, além é claro, da proteção do povo Pataxó”, declarou em nota a ministra.

A portaria estabelece que o grupo será coordenado por Guajajara e contará com representantes da pasta, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Justiça e Segurança Pública, do governo da Bahia, da Defensoria Pública da União (DPU), do Ministério Público Federal (MPF), do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)

Segundo a polícia, os jovens foram atingidos pelos tiros na altura do km 787, às 17h, quando se deslocavam de um povoado vizinho para uma das fazendas ocupadas no processo de retomada feita por um grupo dos povos Pataxós, na região do extremo sul do estado.

Testemunhas relataram à corporação que os disparos foram feitos pelas costas das vítimas, por homens em uma motocicleta. Os autores ainda não foram identificados. O caso é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Itabela. A Polícia Civil informou que mais detalhes sobre o crime não podem ser divulgados no momento, para não interferir na investigação.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.