Jornal Correio Braziliense

Palácio do Planalto

Governador diz que entregará a Lula proposta de investimento para Bahia e Nordeste

Presidente Lula se reunirá nesta sexta (27/1) com os 27 governadores do país no Palácio do Planalto

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), desembarcou em Brasília nesta quinta-feira (26/1). Em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, o dirigente baiano afirmou que entregará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dois documentos: uma carta com três proposições de investimentos para a região Nordeste e uma outra com a composição de três propostas individuais do estado — a ponte Salvador-Itaparica, a ferrovia Fiol e duplicação com a estrada Ilhéus-Itabuna.

“Na reunião de amanhã com Lula e os 27 governadores, a gente vai entregar um documento com dois conteúdos: um são três proposições de investimentos para região Nordeste e o outro é uma composição de três propostas de cada estado individual, particularizada de interesse da gente para entregar o lucro. A reunião é para isso.”

“Da Bahia, as propostas são a ponte Salvador-Itaparica, pegando um eixo que pega o continente, a ferrovia Fiol e estradas, duplicação com a estrada Ilhéus-Itabuna. E a do Nordeste, a gente vai discutir justamente à tarde, mas tem a possibilidade de ter a infraestrutura de transmissão para energia elétrica, produção de energia eólica, solar, rede de transmissão, água, transposição do rio São Francisco, cisternas e adução, e um terceiro ponto, que pode internet. E a fome, que é central”, relatou.

Lula se reunirá amanhã com os 27 governadores do país no Palácio do Planalto, mas há a previsão — no fim do dia de hoje — de uma reunião preparatória para o encontro de governadores com o presidente.

Crise dos povos indígenas

O governador citou ainda que se reunirá com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com membros da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para tratar sobre a morte de indígenas.

“Temos duas reuniões. Uma é com o ministro Rui, indo para a preparatória para a Justiça por conta das mortes dos dois indígenas que ocorreram no extremo-sul. Já estamos com um processo de encaminhamento das investigações. Viemos conversar aí com a com o ministro e com a Funai”, completou.

Ele comentou ainda sobre o incêndio que atingiu o Teatro Castro Alves, em Salvador, ontem à tarde. “O teatro nós estamos aguardando a perícia. O Rui e a Margareth Menezes (ministra da Cultura) ligaram ontem para se solidarizar. Estamos aguardando o relatório do Corpo de Bombeiros. Suspendemos, no mês de fevereiro, todas as agendas por questão de segurança”, concluiu.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!