Jornal Correio Braziliense

INTERMINISTERIAL

Lula cria comitê e sistema de dados para diálogo com movimentos social

Presidente da República assina atos inaugurais do Conselho de Participação Social e do Sistema de Participação Social Interministerial em cerimônia às 11 horas, no Planalto

Promessa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha eleitoral de 2022, um núcleo de interação com movimentos sociais será criado nesta terça-feira (31/1), data em que o presidente da República assina atos inaugurais do Conselho de Participação Social e do Sistema de Participação Social Interministerial. A cerimônia ocorre no fim desta manhã, no Palácio do Planalto.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Márcio Macêdo (PT-SE), participa do evento. Deputado federal em fim de atividades legislativas, o petista assumiu cadeira na Câmara em 2022, em decorrência de decisão da Justiça Eleitoral de destituir Valdevan 90 (PL-SE), após processo de cassação de mandato.

A determinação do conselho foi incluída no relatório final do Gabinete de Transição Governamental, período em que participaram, ao todo, 57 movimentos populares, entidades da sociedade civil, fóruns e espaços de articulação política e social representativos do país.

Mediaçao de conflitos

Na transição, os integrantes do conselho apontaram, por exemplo, a necessidade de que o governo eleito consolidasse ações e estruturas participativas em todos os órgãos da administração direta e indireta da União, com foco na construção de políticas públicas democráticas e na mediação de conflitos.

O Sistema de Participação Social Interministerial entra como uma ferramenta para a consolidação das duas máximas e institui em cada ministério uma Assessoria de Participação Social e Diversidade.

A ferramenta será coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência (SGPr), que terá como missão organizar o debate com a sociedade de forma a garantir a participação social na formulação e execução das políticas públicas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!