SENADO

Damares se irrita com pergunta sobre ianomâmis: 'O que você quer saber?'

Ex-ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves se irritou ao ser questionada sobre a situação de desnutrição e enfermidades que afetam os yanomamis

Thiago Bonna - Estado de Minas
postado em 01/02/2023 22:49 / atualizado em 01/02/2023 22:50
 (crédito: Roque de Sá/Agência Senado)
(crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

A ex-ministra dos Direitos Humanos e senadora Damares Alves (Republicanos-DF) se irritou ao ser questionada por jornalistas sobre a situação dos ianomâmis: "O que você quer saber?". A comunidade sofreu com desnutrição, incluindo crianças de até cinco anos, aumento dos casos de malária e ataques de garimpeiros ao longo do governo de Jair Bolsonaro (PL).

“Os ianomâmi vivem uma situação de calamidade há dezenas de anos”, afirmou a senadora recém diplomada ao ser perguntada pelo Estadão sobre como ela avalia a situação dos indígenas. A parlamentar também afirmou que só vai responder às acusações na Justiça.

Em 2022, a pasta comandada por Damares até o fim de março chegou a destinar 70% da verba, que deveria ir para a saúde dos indígenas, ao táxi aéreo. O valor supera R$ 41 milhões.

A pasta, atualmente sob o comando do professor Silvio Almeida, realizou um levantamento que informa que a gestão Bolsonaro não atendeu as recomendações de órgãos internacionais, como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, sobre a saúde dos ianomâmis.

Há pelo menos 22 casos em que o governo anterior omitiu violências ou recomendações feitas pela entidade. Os documentos analisaram informações de 2019 a 2022, época em que Damares esteve à frente da pasta.

A ex-ministra assumiu a vaga de senadora pelo Distrito Federal nesta quarta-feira (1/2), em cerimônia na casa legislativa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE