DECLARAÇÃO

Múcio sobre 8 de janeiro: "Interessa às Forças Armadas que seja esclarecido"

Segundo o ministro da Defesa, há três processos que investigam, internamente, policiais que participaram dos atos terroristas à paisana

Taísa Medeiros
postado em 14/02/2023 19:34 / atualizado em 14/02/2023 20:37
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou à imprensa que as investigações internas a respeito dos atos terroristas do dia 8 de janeiro, em Brasília, estão em curso. Conforme o ministro, existem três processos em curso envolvendo militares, e ele aguarda investigações sobre a atuação de policiais à paisana nos atos terroristas. As declarações foram dadas no Tribunal de Contas da União (TCU), onde o ministro recebeu o Grande Colar do Mérito, mais alta honraria da Corte, nesta terça-feira (14/2).

“As investigações estão caminhando, as Forças Armadas têm todo o interesse em resolver, total e absoluto. As investigações estão tendo curso. Seja civil, seja militar, quem for culpado vai ter que pagar. Existem três processos que estão no âmbito das Forças Armadas que estão tendo segmento, e nós estamos aguardando outro, de alguns policiais que estivessem à paisana, ou que por acaso estivessem danificando o patrimônio público. Interessa às Forças Armadas que tudo seja extremamente esclarecido”, frisou.

Múcio afirmou que parlamentares da oposição o procuraram para tratar principalmente sobre pessoas que foram presas na operação que puniu os responsáveis pelo vandalismo. “Fora o prazer de recebe-los, não tem absolutamente nada com a defesa. Isso é no Ministério da Justiça, na Polícia Federal, foi o que eu falei para eles”, lembrou.

Segundo o ministro, o maior desafio enfrentado pela equipe de investigação é o grande número de envolvidos nos atos terroristas. “Foram muitas pessoas, e a polícia tem que ouvir a cada um, eu nem sei em quanto está esse número. Mas todas terão curso, e isso nunca mais se repetirá, pode ficar tranquilo”, disse.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE