presidente

"Única coisa que não incomoda sistema financeiro é pagamento de juros", diz Lula

Ao anunciar aumento no pagamento de bolsas de pesquisa, o presidente Lula pregou que as políticas que atenderem as necessidades da população precisam ser vistas como "investimento" e não "gasto".

Ingrid Soares
postado em 16/02/2023 18:19 / atualizado em 16/02/2023 18:20
 (crédito: Ed Alves/CB/DA PRESS)
(crédito: Ed Alves/CB/DA PRESS)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a taxa de juros e o sistema financeiro. Durante anúncio de aumento no pagamento de bolsas de pesquisa, nesta quinta-feira (16/2), o chefe do Executivo disse que a taxação para “o sistema financeiro” e “o lado dos ricos” “é a única coisa que eles acham que é investimento”. Lula pregou que as políticas que atenderem as necessidades da população precisam ser vistas como “investimento” e não "gasto".

“Muitas vezes, a única coisa que não incomoda ninguém do lado do sistema financeiro, do lado dos ricos, é o pagamento da taxa de juros. Isso é a única coisa que eles acham que é investimento. Pagar juros é investimento. Dar comida para o povo é gasto, dar educação é gasto. Investimento para pequeno e médio empresário é gasto. Investimento em cooperativa é gasto. O que precisamos dizer é que neste governo tudo o que a gente for fazer para atender as necessidades do povo brasileiro vai chamar de investimento”, afirmou o presidente. 

O petista disse ainda que “investimento em educação é o melhor e mais barato investimento que o estado pode fazer”. “Esse país não quer ser a vida toda ser exportador de minério de ferro, soja e milho. Esse país quer ser exportador de conhecimento, de alta tecnologia, inteligência e, para isso, temos que investir em educação, pesquisa”. “Se a gente não pesquisasse, não tinha encontrado o pré-sal”, concluiu.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE