DECLARAÇÃO

Campos Neto será convidado ao Senado depois do Carnaval, diz Vanderlan Cardoso

A informação foi confirmada ao Correio pelo futuro presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Campos Neto já disse que, caso convidado, irá ao Senado

Raphael Felice
postado em 16/02/2023 20:39 / atualizado em 16/02/2023 20:39
 (crédito:  Billy Boss/Camara dos Deputados)
(crédito: Billy Boss/Camara dos Deputados)

O presidente do Banco Central Roberto Campos Neto irá à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal depois do carnaval. A informação foi confirmada pelo futuro presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), nesta quinta-feira (16/2), ao Correio.

O parlamentar se reuniu com Campos Neto em um jantar na noite de quarta-feira (15/2), e afirmou que o presidente do BC se colocou à disposição para prestar todos os esclarecimentos referentes à atuação da autarquia.

“Nós estivemos juntos ontem em um jantar ontem, conversamos bastante e tão logo seja composta a CAE, porque ela ainda não foi indicada os novos membros pelos partidos. Isso deve acontecer logo após o carnaval. Quando for composto os novos membros da CAE ele já se dispôs a ir lá e prestar qualquer dúvida que porventura tiver com assuntos relacionados ao Banco Central e principalmente sobre as taxas de juros”, disse o senador

Vanderlan fez elogios a Campos Neto e afirmou que o presidente do BC prestará todos os esclarecimentos necessários quando convocado à CAE. Sobre a autonomia da instituição, o senador entende que é um assunto superado até mesmo pelo governo, ao citar declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do ministro de relações institucionais, Alexandre Padilha.

"Meu posicionamento a gente já havia falado em outras oportunidades. A autonomia do Banco Central foi uma discussão bem ampla no Senado no relatório do senador Plínio Valério (PSDB-AC), bem debatido, discutido, com audiências públicas. Foi um avanço para o país, e creio que isso nem está mais em discussão. Até mesmo o governo não fala mais nisso. Haddad deixou claro, [Alexandre] Padilha, que o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi muito claro sobre essa questão, e não vamos dar passo para trás da conquista que é ter um Banco Central independente", completou.

Comissões

Com Vanderlan garantido na CAE após um acordo — firmado caso o partido mantivesse uma bancada com 11 senadores —, o PSD aumentou a sua bancada para 15 nesta Legislatura e deve indicar nomes para outras duas comissões. Daniela Ribeiro (PB) deve assumir a comissão de infraestrutura e ainda não há definição sobre o outro nome e outro colegiado que o partido de Gilberto Kassab deve presidir na Casa Alta.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE