MAIS MEMBROS

Licença ambiental: desidratado por Bolsonaro, decreto reestrutura Conama

A reestruturação atende decreto assinado por Lula (PT) ainda no dia da posse, aumentando o número de membros, Segundo o decreto, o Conama deverá garantir na composição "diversidade de raça e gênero entre seus membros"

Ândrea Malcher
postado em 17/02/2023 13:30 / atualizado em 17/02/2023 13:52
 (crédito: Leo Otero / Divulgação MPI)
(crédito: Leo Otero / Divulgação MPI)

O governo federal publicou, no Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira (17/2), um decreto que recompõe o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), um órgão de consulta e participação social do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O grupo é responsável por estabelecer critérios de licenciamento ambiental e normas para a qualidade do meio ambiente.

Um fato inédito é que o colegiado, que já teve formação máxima de 105 membros, terá agora 114 participantes.

Serão seis representantes do MMA e órgãos vinculados, como o Ibama; 37 dos demais ministérios e órgãos vinculados à Presidência da República; três das Forças Armadas; 27 representantes dos estados e Distrito Federal; 10 dos municípios e entidades municipalistas, seguindo a distribuição geográfica pelo país; 22 das entidades voltadas para os trabalhadores e sociedade civil; oito do setor empresarial; e um membro honorário indicado pelo plenário.

Os escolhidos para os postos ainda não foram anunciados. Segundo o decreto, o Conama deverá garantir na composição “diversidade de raça e gênero entre seus membros”.

A reestruturação do colegiado atende ao decreto assinado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no dia da posse do dia 1º de janeiro. Na ocasião, foi determinado que o MMA propusesse uma nova regulamentação para o conselho em 45 dias.

Este é mais um dos conselhos desidratados pela gestão de Jair Bolsonaro (PL). O Conama passou de 96 membros para 23, em 2019, concentrando decisões em representantes do governo e excluindo a participação civil. No ano passado, com a redução sendo questionada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi ampliado de 23 para 36 participantes, ainda muito abaixo que anos anteriores.

Confira o decreto aqui. 

 

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE