REGIÃO NORTE

Ministério da Justiça vai auxiliar Censo na Terra Yanomami

Segundo o ministro Flávio Dino, a Polícia Rodoviária Federal vai executar a parte logística. O Censo, realizado pelo IBGE, foi desacelerado na semana passa devido às operações na região

Victor Correia
postado em 25/02/2023 19:03 / atualizado em 25/02/2023 19:55
 (crédito:  Minervino Júnior/CB)
(crédito: Minervino Júnior/CB)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou neste sábado (25/2), que a pasta vai auxiliar a realização do Censo Demográfico na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na semana passada, o instituto teve que reduzir o ritmo do recenseamento por conta das operações policiais para remoção dos garimpeiros.

"Atendendo às solicitações das ministras Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas), o Ministério da Justiça e Segurança Pública vai auxiliar o IBGE a concluir o censo nas terras ianômamis. A Polícia Rodoviária Federal vai executar a parte logística", anunciou Dino em sua conta no Twitter.

O governo federal reforçou a realização do censo na Terra Yanomami por conta da crise humanitária. Na semana passada, porém, o IBGE anunciou a redução do ritmo de trabalho, já que a situação no local poderia trazer riscos aos recenseadores. A coleta dos dados foram suspensas nas áreas de garimpo e nas áreas acessíveis apenas por aeronaves, já que elas foram direcionadas ao trabalho humanitário e envio de suprimentos à terra indígena.

Tebet, por sua vez, agradeceu o apoio de Dino. "O IBGE está trabalhando para concluir o censo nas terras yanomami e traçar um diagnóstico assertivo sobre o nosso país", afirmou a ministra.

O ministro da Defesa, José Múcio, também anunciou em 14 de fevereiro que as Forças Armadas vão auxiliar na conclusão do censo a partir de 6 de março. A estimativa é que 50% dos dados da Terra Yanomami já foram coletados.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE