Participação social

Lula reinaugura nesta segunda o Conselho Nacional de Segurança Alimentar

Órgão é composto por membros do governo, da sociedade civil e de movimentos sociais, e vai debater propostas para combater a fome no país

Victor Correia
postado em 26/02/2023 16:33
 (crédito: Rafael Zart/MDS)
(crédito: Rafael Zart/MDS)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai reinaugurar nesta segunda-feira (27/2) o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgão responsável por debater medidas de combate à fome. O conselho havia sido desmontado em 2019 pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), e voltará com os mesmos conselheiros que foram destituídos à época.

A reinstalação do Consea foi anunciada neste domingo (26/2) pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República. "O órgão é uma das principais ferramentas de combate à fome e à miséria no país e foi essencial para que o Brasil pudesse sair do Mapa da Fome da ONU", afirmou a Secom nas redes sociais.

O Consea foi criado no governo de Itamar Franco (1992-1995), mas fechado durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003). Lula reabriu em 2003 o órgão, como parte de sua política para combater a fome no país. Foi a partir das discussões do Consea que surgiram programas como o Programa de Aquisição de Alimentos, que será retomado também.

O órgão foi fechado em 2019 por Bolsonaro, quando era presidido por Elisabetta Recine, que assumirá novamente o cargo. Apesar da reinauguração do Consea ocorrer amanhã, a decisão foi tomada em um dos primeiros decretos assinados por Lula, ainda em 1º de janeiro.

Para marcar a volta do Conselho, o Coletivo Banquetaço, formado por entidades como o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), fará amanhã (27/2) uma série de "banquetaços" pelo país. Segundo o coletivo, a ação, "por meio de banquetes públicos e intervenções, visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da comida - no campo, na cidade, nas florestas e nas águas".

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE