Congresso

Lira libera presença remota, às segundas e sextas, até fim do ano

Primeiro ato formal de Arthur Lira como presidente reconduzido da Câmara, medida tem como objetivo garantir quórum e votos em plenário a projetos que julgue relevantes

Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 27/02/2023 13:17 / atualizado em 27/02/2023 13:19
 (crédito:  Pablo Valadares/Camara dos Deputados)
(crédito: Pablo Valadares/Camara dos Deputados)

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) se vale até o fim deste ano de mecanismo adotado ao longo de 2022 para garantir que haja quórum e votos necessários em plenário a projetos que julgue relevantes.

Um dia após ser reconduzido como presidente da Casa pela votação histórica de 464 sinalizações positivas entre colegas, Lira assinou, sozinho, ato da Mesa Diretora com a possibilidade de presença e voto remotos às segundas e sextas-feiras. O documento de número 1 com aval do alagoano foi assinado em 2 de fevereiro.

Os efeitos são administrativos, ou seja, para ações internas da Câmara. “Altera o ato da Mesa nº 123, de 20 de março de 2020, para prorrogar a permissão do registro de presença e votação pelo aplicativo Infoleg nas sessões e reuniões deliberativas convocadas para segundas e sextas-feiras”, diz trecho do documento. As reuniões acontecem no âmbito das comissões, permanentes ou temporárias.

A estratégia, que não mexe com a dinâmica de atividades parlamentares entre terça-feira e quinta-feira, objetiva estar de acordo com regras do Regimento Interno que exigem por exemplo que tenha acontecido 10 sessões de plenário para que uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) vá à votação caso seja aprovada na comissão especial, sua última etapa.

Desta forma, Lira ou algum deputado, da Mesa Diretora ou não, presidiriam sessões às segundas e sextas, marcadas em geral por pautas inexpressivas do ponto de vista jurídico: resoluções internas e afins, quando comparados a um projeto de lei (PL) ou PEC. O artifício foi utilizado com pragmatismo no ano passado, para votações por exemplo de PECs como a da Emergência, que ficou conhecida também como PEC Kamikaze.

O uso da palavra, porém, só poderá ser realizado presencialmente. Com as sessões remotas, alcançar o quórum de 257 deputados para iniciar uma sessão e conseguir chegar a uma maioria necessária para aprovação de projetos também fica mais fácil.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE