ENTREVISTA

"Lula conhece minha índole. Estou 100% focada no trabalho", diz ministra do Turismo

Daniela Carneiro, à frente do Turismo, está em Portugal e participou da Feira Internacional de Turismo de Lisboa. O Correio conversou com a dirigente da pasta sobre os planos para a área

Vicente Nunes - Correspondente em Portugal
postado em 01/03/2023 19:27
 (crédito: Roberto Castro/Ministério do Turismo)
(crédito: Roberto Castro/Ministério do Turismo)

Lisboa — A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, deputada mais votada do Rio de Janeiro, desfilou como popstar na Feira Internacional de Turismo de Lisboa. De mãos dadas com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, percorreu boa parte dos estandes, provou tudo o que lhe foi oferecido, sempre cercada por uma multidão de jornalistas. A quem lhe dirigisse a palavra, repetia um mantra: “O Brasil voltou”.

O sorriso escancarado se contrapunha à feição fechada que ela ostentou em público durante os momentos de tensão que enfrentou logo que chegou ao governo. Houve uma saraivada de denúncias de ligações dela e do marido, Waguinho, prefeito de Belford Roxo, com milicianos da Baixada Fluminense. Felizmente, disse a ministra, essa fase complicada passou e ela está “100% focada no trabalho”, com a missão de tornar o Brasil um campeão no turismo. Hoje, o país atrai cerca de 6 milhões de visitantes por mês contra 27 milhões de Portugal.

Daniela, que faz parte da cota do União Brasil no rateio dos ministérios, se mostrou grata ao presidente Lula por todo apoio que ele lhe deu nos períodos mais difíceis. “Ele conhece a minha índole. A gente está aí lutando por um Brasil melhor, um Brasil mais justo, mais feliz para todos”, afirmou. Ela acrescentou que uma de suas principais plataformas no ministério será acabar com a imagem do país como paraíso do turismo sexual e promete trabalhar em conjunto com o ministro da Justiça, Flávio Dino, para resolver a questão da violência, que assusta os viajantes. Veja trechos da entrevista ao Correio

A senhora chegou em Portugal num momento de crise política, com a extrema-direita fazendo um forte ataque contra um discurso do presidente Lula no Congresso português em abril próximo. Como a senhora vê essa questão?

Esse é um assunto que compete aos presidentes dos dois países e também ao Congresso (português). O presidente Lula é de diálogo, o Brasil é de união, de reconstrução, creio que isso já já será bem construído. Vamos juntos, que o Brasil está de volta. E o Brasil, com essa união com Portugal, é tudo de melhor. A gente vê que são nações irmãs, com muita identificação, e eu estou aqui para representar nosso Brasil, fortalecer o turismo do nosso país, estreitar esse relacionamento, essa parceria com Portugal.

O Brasil ainda tem muito pouco turismo quando comparado a outros países. São 5 milhões a 6 milhões de viajantes por ano, quando Portugal bateu 27 milhões e a Espanha, 50 milhões. Por que o Brasil, sendo um país tão grande, com tanta diversidade, não consegue atrair visitantes?

Esse é um novo momento, estamos estruturando (ações), reunindo equipes técnicas para fortalecemos os destinos. Realmente, o Brasil é diverso e plural, e queremos, com certeza, que ele fique na vitrine e seja explorado da melhor forma possível. Assim que cheguei ao ministério identifiquei a falta de propaganda, de marketing. Então, estou focada na promoção, na capacitação e na atração de investimentos. A feira de Portugal é uma oportunidade para falarmos das riquezas cultural e turística que temos no Brasil.

As pesquisas mostram que as pessoas têm medo de visitar o Brasil por conta da violência e também se vende muito o país como paraíso do turismo sexual. Isso vai mudar?

Com certeza. Esse governo está muito atento a essas questões. Com o trabalho intersetorial, com o Ministério da Justiça e com o presidente Lula, vamos avançar para que a gente possa mostrar o que há de melhor no nosso país. A marca Brasil está aí, firme, de volta. Estamos avançando em vários aspectos, mas temos de destacar todas as belezas, todas as riquezas turísticas e cultural que nosso Brasil tem.

A senhora chegou ao governo em meio a muito tumulto (denúncias de ligações com milicianos no Rio de Janeiro). Essa fase passou, está mais calma? Como viu esse período?

Estou 100% focada na minha missão, nesse grande desafio para o qual o presidente Lula me indicou. Estou muito feliz. Quero, de verdade, fazer um trabalho de excelência e deixar um legado forte, um movimento econômico, social, geração de emprego e renda. Esse é o foco da Daniela Carneiro, nova ministra do Turismo, nesse governo. É o Brasil do futuro

O presidente Lula deu todo o apoio esperado pela senhora?

Sim, com certeza. Ele conhece a minha índole. A gente está aí lutando por um Brasil melhor, um Brasil mais justo, mais feliz para todos.

Os últimos quatro anos foram complicados para o Brasil…

Estamos numa retomada, na verdade, de tudo, inclusive do turismo, por conta da pandemia. E o presidente Lula é um presidente realmente diferenciado, aberto ao diálogo. O Brasil, com certeza, tem tudo para dar certo, porque nós estamos unidos. O slogan do presidente é união e reconstrução. Estamos juntos nessa missão de reconstruir nosso Brasil.

E o seu Rio de Janeiro?

O Rio é a porta de entrada do turismo. Eu fico feliz de poder também representar o meu estado. Estou atenta à questão do (aeroporto do) Galeão. Inclusive, estive lá com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, com o prefeito Eduardo Paes para falar, justamente, dessa concessão, que está avançando. Acredito, que em breve, a gente estará dando boas notícias.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE