MINAS GERAIS

Viana e Kalil se reúnem para tratar da eleição à Prefeitura de BH em 2024

Senador recebeu o ex-prefeito da capital em Brasília; eles foram colegas de partido no PSD e no PHS, mas se enfrentaram na última corrida ao governo de Minas

Guilherme Peixoto - Estado de Minas
postado em 01/03/2023 19:36 / atualizado em 01/03/2023 19:36
 (crédito: Carlos Viana/Divulgação)
(crédito: Carlos Viana/Divulgação)

O senador Carlos Viana (Podemos) e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), se encontraram nesta quarta-feira (1°/3), em Brasília (DF). Eles conversaram sobre a eleição para a Prefeitura de BH em 2024.

Viana deixou recentemente o PL rumo ao Podemos e tem a capital mineira como um de seus redutos eleitorais. No partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, nomes fortemente ligados ao bolsonarismo, como o deputado estadual Bruno Engler e o parlamentar federal Nikolas Ferreira, são tratados como possíveis pré-candidatos ao Executivo municipal. Os movimentos poderiam dificultar a possível participação do senador no pleito do próximo ano sob a bandeira do PL.

"Obrigado pela visita, Alexandre Kalil. Uma boa conversa sobre as eleições para a Prefeitura de BH em 2024", disse Viana, no Twitter. Segundo apurou o Estado de Minas, pesquisas internas feitas nos entornos dos potenciais concorrentes à prefeitura apontam que Kalil é um cabo eleitoral capaz de ajudar aliados a ter bom desempenho em BH. Embora tenha perdido para o governador reeleito Romeu Zema (Novo) na cidade na eleição estadual do ano passado, o pessedista foi reeleito prefeito em 2020 no primeiro turno, com mais de 63% dos votos válidos.

Kalil deixou a Prefeitura de BH em março do ano passado para concorrer ao governo estadual. O sucessor dele, Fuad Noman (PSD), ainda não bateu o martelo sobre disputar, ou não, a reeleição.

Viana e a decepção com Bolsonaro

Carlos Viana estava no MDB quando, em abril do ano passado, se juntou ao PL a convite do entorno de Jair Bolsonaro. Ele foi o candidato do partido ao governo mineiro, mas acabou ofuscado pelos acenos do então presidente a Romeu Zema. A postura de Bolsonaro irritou o parlamentar.

"A proposta era: eu seria candidato a governador de Minas Gerais, fazendo um palanque para o presidente Bolsonaro no estado. Me comprometi e cumpri com a minha palavra até o último minuto. Na primeira aparição pública que tivemos, Bolsonaro levantou o braço do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e daí para frente passou a dizer que time que está ganhando não se muda", criticou, no mês passado, em entrevista à CNN Brasil.

Viana e Kalil já foram, inclusive, colegas de partido no PSD e no extinto PHS. O ex-prefeito de Belo Horizonte apoiou a candidatura do jornalista ao Senado em 2018 e pediu votos a ele.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE