PRESENTE MILIONÁRIO

CGU abre investigação sobre entrada ilegal de joias de Bolsonaro

A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu participar da apuração do caso, que já envolve PF, MPF, Receita Federal, em função das autoridades que podem estar envolvidas

Henrique Lessa
postado em 07/03/2023 16:28 / atualizado em 07/03/2023 16:54
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

A Controladoria-Geral da União (CGU) realizará uma investigação própria do caso envolvendo as joias dadas pelos sauditas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O procedimento da CGU, uma Investigação Preliminar Sumária (IPS), tem como objetivo realizar uma análise dos fatos relacionados aos presentes doados pelo governo da Arábia Saudita.

O órgão justificou a entrada na investigação, que já envolve Polícia Federal, Ministério Público Federal e Receita Federal, em função das autoridades que podem estar envolvidas e da possível participação de servidores públicos de diversos órgãos federais no caso da entrada ilegal no país de joias avaliadas em mais de R$ 16,5 milhões, sem contar o estojo masculino destinado a Bolsonaro.

O órgão informou em nota que o procedimento investigativo aberto, o IPS, tem um caráter preliminar, que não busca responsabilizar ninguém, mas que pode resultar no arquivamento do caso, se não se confirmarem indícios de infração; na instauração de um processo administrativo disciplinar, para a responsabilização de servidores envolvidos em infrações; ou em caso de indícios de uma infração menor, na celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A CGU também informou em nota que, durante o processo de investigação, as informações e documentos apurados serão mantidos em sigilo até o fim das investigações e arquivamento do processo ou julgamento dos servidores envolvidos.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE