Investigação

Onyx Lorenzoni também ganhou relógio de luxo do Catar

Ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro recebeu relógio de luxo de autoridades do país arabe. Onyx informou que vai devolver o presente

Vinícius Prates - Estado de Minas
postado em 09/03/2023 12:45
 (crédito:  Antonio Barbosa da Silva/DEM)
(crédito: Antonio Barbosa da Silva/DEM)

O ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, foi um dos integrantes da comitiva do Catar, de outubro de 2019, que recebeu um dos relógios de luxo dado por autoridades do país árabe. A informação é do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Comissão de Ética Pública da Presidência.

Na época, quatro ministros receberam o relógio: Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Osmar Terra (Cidadania).

Na época, um dos membros da comitiva devolveu o relógio logo e consultou o órgão de ética. No dia 1º de março, o TCU aprovou acórdão recomendando a devolução dos relógios da marca Cartier e Hublot. Os valores variam entre R$ 30 mil e R$ 100 mil.

De acordo com o órgão, os presentes foram entregues sem cobrança do devido tributo alfandegário. O tribunal entendeu que o recebimento dos itens de luxo viola o princípio constitucional da moralidade na administração pública.

Á Folha de S. Paulo, Onyx disse, que após a decisão do TCU, vai devolver o relógio.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE