Câmara

1º processo contra Nikolas chega ao jurídico para Lira decidir se leva adiante

Representação assinada pelo deputado federal Fábio Teruel (MDB-SP) pede que seja apurado comportamento preconceituoso do parlamentar. Próximos passos são decididos por Lira, presidente da Câmara

Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 09/03/2023 17:48 / atualizado em 09/03/2023 17:48
 (crédito:  TV Câmara/Reprodução))
(crédito: TV Câmara/Reprodução))

O setor jurídico da Câmara dos Deputados já está com a primeira representação contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A tramitação iniciou na Corregedoria da Casa e chegou ao jurídico após admissibilidade do setor.

A peça assinada pelo deputado federal Fábio Teruel (MDB-SP) pede que seja apurado o comportamento do parlamentar na tribuna nesta quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, Nikolas Ferreira utilizou uma peruca feminina e realizou um discurso transfóbico, afirmando que mulheres “estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”.

A fala ofende diretamente, além da população trans, duas colegas de Casa: Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), primeiras deputadas federais transexuais da história brasileira.

Na peça, que será despachada diretamente com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Fábio Teruel pede que seja instaurada uma investigação sobre as declarações preconceituosas do deputado mineiro, eleito na esteira do discurso bolsonarista.

O parlamentar de São Paulo sustenta que a tribuna foi utilizada com um comportamento incompatível com o decoro e a ética e sustenta que se trata de uma ofensa dolosa. O objetivo é minar atitudes semelhantes nesse sentido dentro da Casa. A decisão acerca do andamento ou não da representação cabe a Lira.

Punições

Caso o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (Coetica) leve à frente a investigação após Lira enviar o processo para o colegiado, as punições são advertência, corte de verba de gabinete e cassação, entre outras. Para esta é necessária análise em plenário.

As atividades do Coetica, assim como das comissões permanentes, estão paralisadas, no aguardo das novas presidências e composições. Nikolas Ferreira se defende afirmando que seu discurso e sua atitude não foram preconceituosos.

Também na quarta-feira, PDT, PSOL e PSB entraram com uma representação no Coetica para que a Casa apure o comportamento do parlamentar, que se apresentou aos demais parlamentares como “Deputada Nicole”, de peruca loira, dizendo que “hoje se sente uma mulher”. A representação partidária, diferentemente da individual, pode ser apresentada diretamente no conselho.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE