GOVERNO

Lula e Joenia Wapichana se reunirão com lideranças indígenas em Roraima

Sob o tema "Proteção Territorial Meio Ambiente e Sustentabilidade", o encontro reunirá cerca de duas mil lideranças indígenas de Roraima

Ingrid Soares
postado em 10/03/2023 20:25
Lula com representantes dos povos indígenas do Brasil, durante a conferência do clima COP27 na cidade turística de Sharm el-Sheikh, no Mar Vermelho, em janeiro deste ano -  (crédito:  AFP)
Lula com representantes dos povos indígenas do Brasil, durante a conferência do clima COP27 na cidade turística de Sharm el-Sheikh, no Mar Vermelho, em janeiro deste ano - (crédito: AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará, na próxima segunda-feira (13/3), da 52ª Assembleia Geral do Povos Indígenas, realizada no Centro Regional Lago Caracaranã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Também acompanha o chefe do Executivo a presidente da Fundação Nacional do Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana.

Sob o tema “Proteção Territorial Meio Ambiente e Sustentabilidade”, o encontro reunirá, a partir deste sábado (11/3), cerca de duas mil lideranças de Roraima, entre elas representantes dos povos Yanomami, Wai Wai, Yekuana, Wapichana, Macuxi, Sapará, Ingaricó, Taurepang e Patamona.

Segundo o Planalto, participarão ainda representantes de 17 organizações das mais de 32 terras indígenas do estado. A assembleia, que prossegue até a terça (14/3), tem como pauta aprofundar as discussões sobre a proteção de terras, a gestão de recursos naturais e a agenda do movimento indígena para 2023.

A 52ª Assembleia Geral do Povos Indígenas reunirá também outros representantes do poder público e de instituições federais como Polícia Federal, Ministério dos Povos Indígenas, Ibama, Incra e Ministério Público.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE