operação

PF mira desembargador e filho por suspeita de venda de sentenças

Cândido Ribeiro, do TRF-1, e o advogado Ravik Ribeiro são suspeitos de vender sentenças para investigados por tráfico de drogas

Renato Souza
postado em 15/03/2023 03:55
 (crédito: Divulgação/PF)
(crédito: Divulgação/PF)

Uma operação deflagrada, ontem, pela Polícia Federal mira o desembargador Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), e o filho dele, o advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro. De acordo com as investigações, eles são suspeitos de vender sentenças para traficantes. Durante as buscas, a corporação encontrou R$ 270 mil na casa de Ravik.

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Brasília, sete mandados em Belo Horizonte e um, também de busca e apreensão, em São Luís.

A Polícia Federal informou que se forem condenados pelos crimes imputados, o desembargador e o filho podem pegar até 12 anos de prisão por corrupção passiva e ativa.

No momento da apreensão do dinheiro, não foi possível avaliar sua procedência. Por conta disso, os valores foram recolhidos e passam a integrar a lista de provas no processo até que a origem seja avaliada. O advogado não foi encontrado para comentar o caso.

O TRF-1 informou que o desembargador Cândido Ribeiro não vai se manifestar e que as diligências correm sob sigilo.

O magistrado atua na Corte desde 1996 e é natural de São Luís. Ele chegou ao cargo após ser escolhido em uma lista tríplice. Entre os anos de 2014 e 2016, assumiu a presidência do tribunal. O filho dele já foi servidor concursado do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

As apurações apontam para a existência de uma organização criminosa internacional para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os investigadores suspeitaram do esquema criminoso após identificarem a compra indiscriminada de imóveis, veículos de luxo, joias e moedas virtuais. Os agentes desconfiam que os bens eram usados para ocultar valores milionários que estariam sendo movimentados pelos envolvidos nas ilicitudes.

Ontem, também foi deflagrada a Operação Flight Level II, que apura o tráfico internacional de drogas. A suspeita é de que o desembargador e o filho tenham envolvimento no esquema.

No caso da operação, as buscas ocorreram em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, a Polícia Federal apreendeu uma motocicleta Honda ADV e sete carros, entre eles, Land Rover, Porsche, Hillux, BMW, Peugeot, Onix e Up.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE