Jornal Correio Braziliense

Patrulhamento aéreo

Dino entrega à PRF três novos helicópteros; dois darão apoio na Terra Yanomami

O minstro da Justiça, Flávio Dino, destacou que a prioridade das novas aeronaves da PRF é ampliar o resgate aeromédico nas estradas brasileiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu, nesta quinta-feira (2/3), três novos helicópteros do modelo Koala, que atingem velocidade de até 280 km/h. As aeronaves devem ser usadas no patrulhamento aéreo, resgates médicos, transporte de agentes e equipamentos, além de combate a incêndio. Dois helicópteros seguirão na próxima semana para Rorima, onde prestarão apoio aos trabalhos no Território Yanomami.

A cerimônia de entrega aconteceu na base aérea de Brasília e contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que afirmou que o resgate médico de vítimas de acidentes rodoviários e em ações humanitárias deve ser prioridade. “A PRF pode e deve nos demandar não só novas aeronaves, como também a formação das equipes próprias com os integrantes já capacitados dessa instituição, inclusive médicos e médicas que possam ser contratados e incorporados para que a gente tenha um serviço aeromédico eficiente, rápido e que não dependa de outras instituições”, disse o ministro.

As aeronaves foram adquiridas com recursos do Fundo Nacional de Direitos Difusos, gerido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e foram fabricadas sob medida para a PRF. Os modelos entregues são equipados com câmera com sensor térmico, que permite visão noturna e facilita ações de fiscalização e patrulhamento, tem capacidade para até oito pessoas, podendo carregar até 1.400 quilos. Com autonomia de cerca de três horas de voo, “as aeronaves vão permitir que a PRF chegue mais rápido onde ela sempre esteve”, afirmou o diretor geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!