Jornal Correio Braziliense

Plano econômico

Lula garante que arcabouço fiscal será apresentado antes de viagem à China

O presidente Lula afirmou ainda que terá uma reunião com Haddad antes de anunciar o texto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (15/3) que ainda não viu a proposta do novo arcabouço fiscal. O chefe do Executivo emendou que se reunirá com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para acertar os detalhes antes da divulgação da proposta.

"Eu ainda não vi. Eu tive uma primeira conversa com Haddad, ele ficou de aprontar. A hora que for aprovado, os jornalistas serão as segundas pessoas a saberem", afirmou a jornalistas na saída de um almoço com o almirantado do Comando da Marinha.

O petista relatou ainda que deve aprovar o texto antes da viagem à China, prevista para o período de 26 a 31 de março, onde se encontrará com o presidente chinês Xi Jinping. “Deve ser antes da viagem, até porque o Haddad vai viajar comigo”, concluiu.

O novo arcabouço fiscal, que irá substituir o teto de gastos — mecanismo para limitar o crescimento das despesas públicas à inflação —, tem sido vendido como a galinha dos ovos de ouro da equipe econômica.
A apresentação vem sendo prometida por Haddad, ainda para este mês.

Não estão claros quais serão os principais contornos da âncora fiscal, contudo, interlocutores da equipe econômica já sinalizaram que a nova regra deve buscar um equilíbrio fiscal de médio prazo, com alguma combinação entre recomposição de receitas e crescimento real dos gastos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.