STF

A partir do dia 11: decreto concede aposentadoria ao ministro Lewandowski

Com a decisão, ele antecipa em um mês a saída do posto e abre caminho para o presidente da República fazer a sua primeira indicação a uma vaga do STF

Agência Estado
postado em 06/04/2023 12:12 / atualizado em 06/04/2023 12:50
 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press              )
(crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press )

O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 6, traz publicado o decreto presidencial que concede a aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que começará a valer a partir de 11 de abril de 2023.

Lewandowski participou na quinta-feira passada (30/3), de sua última sessão plenária na Corte, quando anunciou sua aposentadoria para o próximo dia 11.

Com a decisão, ele antecipa em um mês a saída do posto e abre caminho para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fazer a sua primeira indicação a uma vaga do Supremo neste terceiro mandato.

No dia 11 de maio, Lewandowski completará 75 anos, idade em que a aposentadoria de um ministro do Supremo é compulsória. "Eu saio com a convicção de que cumpri a minha missão. Estou com gabinete praticamente zerado em termos de processos", afirmou na ocasião.

Ele disse que a saída antecipada se deve a compromissos acadêmicos e profissionais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE