100 dias de governo

"A obsessão agora é gerar empregos", diz Lula sobre planos do governo

A retomada de grandes obras de infraestrutura está no radar do governo no programa de geração de empregos, afirmou o presidente em entrevista ao programa 'Voz do Brasil'

Rafaela Gonçalves
postado em 10/04/2023 19:43 / atualizado em 10/04/2023 19:43
 (crédito: Ricardo Stuckert/PR)
(crédito: Ricardo Stuckert/PR)

Em entrevista ao programa Voz do Brasil sobre os primeiros 100 dias de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os primeiros meses da gestão foram focados em retomar programas interrompidos e que o foco agora será a geração de empregos. “Se fazer política social nos primeiros três meses era importante, agora a obsessão é gerar empregos, e gerar empregos significa fazer a economia crescer”, declarou Lula, na noite desta segunda-feira (10/4).

“Para que a economia cresça, nós precisamos ter ou dinheiro do orçamento ou financiamento. Nós temos que usar a capacidade de arrecadação do estado, a capacidade de financiamento dos bancos públicos e a capacidade da construção de PPPs (Parceria público-privadas) para que empresários e governo possam juntos construir as grandes obras que faltam para o Brasil”, acrescentou o presidente.

A retomada de grandes obras de infraestrutura está no radar do governo no programa de geração de empregos. De acordo com Lula, são aproximadamente 14 mil obras paradas por todo o país: “Nós vamos começar das obras que faltam pouco para acabar, até as que vamos começar do zero.”

O presidente contou também que recebeu demandas de governadores sobre obras essenciais que devem ser respondidas já no próximo mês. “Nós fizemos uma reunião com os 27 governadores e pedimos a eles que elaborassem projetos de obras que considerassem vitais para o estado. Eles apresentaram, agora estamos no Ministério da Casa Civil trabalhando nessas obras e em maio vamos chamá-los outra vez para dizer quais obras vamos tocar em cada estado”, afirmou Lula, que disse estar otimista com a retomada do setor de infraestrutura.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE