Emirados Árabes

Lula chega a Abu Dhabi para reunião com o presidente dos Emirados Árabes

Ampliação do comércio entre os dois países é o principal objetivo do petista; Jair Bolsonaro e o xeique Al Nahyan tinham forte parceria

Mariana Albuquerque*
postado em 15/04/2023 10:22 / atualizado em 15/04/2023 10:24
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou aos Emirados Árabes, na manhã de sábado (15/4) -  (crédito: Reprodução/Instagram @Lulaoficial)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou aos Emirados Árabes, na manhã de sábado (15/4) - (crédito: Reprodução/Instagram @Lulaoficial)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na manhã deste sábado (15/4) aos Emirados Árabes, onde tem um encontro com o presidente Mohammed bin Zayed Al Nahyan em Abu Dhabi.

Lula busca renovar a boa relação com o país, que é um dos três parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio, especialmente no campo do agronegócio. A nação árabe é também um dos maiores produtores de petróleo do mundo, e já investiu US$ 10 bilhões no Brasil.

O governo temia A visita em meio a comemoração do Ramadã, celebração islâmica na qual fiéis fazem jejum até o pôr do sol, por desrespeito à cultura. Apesar dos debates da diplomacia brasileira sobre um possível desrespeito à data religiosa, as autoridades locais insistiram na visita.

O Brasil exportou apenas 1% dos seus produtos para os Emirados Árabes em 2022. Entre as mercadorias mais vendidas, estão carne de frango, ouro e celulose, segundo informações do Ministério da Indústria e Comércio. A expectativa é a ampliação do comércio e firmação de aliança entre os dois governistas. 

Lula chega para a visita em terras árabes após dois dias de agenda em uma viagem oficial à China, onde se encontrou com o presidente chinês, Xi Jinping, entre outras autoridades.

*Estagiária sob a supervisão de Pedro Grigori

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE