Relações exteriores

Lula recebe o presidente da Romênia no Itamaraty nesta terça

Pauta deve tratar da agenda bilateral dos dois países. Como a Romênia é membro da União Europeia e da Otan, guerra entre Rússia e Ucrânia também deve fazer parte das conversas

Henrique Lessa
postado em 18/04/2023 14:55 / atualizado em 18/04/2023 14:59
 (crédito: Henrique Lessa / CB / DA Press)
(crédito: Henrique Lessa / CB / DA Press)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta terça-feira (18/4) o presidente da Romênia, Klaus Werner Iohannis, que está em visita ao Brasil até a próxima sexta-feira (21). A recepção aconteceu no Palácio do Itamaraty. Após uma reunião reservada dos dois líderes, os chefes de Estado participam de um almoço oferecido na sede da diplomacia brasileira.

Oficialmente, o encontro dos presidentes deve tratar da agenda bilateral dos países, com a intensificação recente dos contatos políticos e a cooperação em temas ambientais e econômico-comerciais, em especial, nos campos da agricultura e aeronáutica. Mas é esperado que Lula e Iohannis discutam também sobre a proposta brasileira de criar um clube de paz para realizar uma negociação no conflito entre Ucrânia, que faz fronteira com a Romênia, e Rússia.

A Romênia fica na região dos Balcãs, antiga área de influência União Soviética, faz fronteira com a Ucrânia e, hoje, integra a União Europeia. O país é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar liderada pelos Estados Unidos que tem sido um importante aliado dos ucranianos no conflito com a Rússia.

No comércio bilateral entre o Brasil e a Romênia, o volume negociado em 2022 chegou a US$ 746,9 milhões, um acréscimo de 18,1% na comparação com o ano anterior, registrando um superavit de US$ 57,7 milhões ao Brasil.

O presidente romeno deixa Brasília ainda hoje com destino ao Rio de Janeiro, onde manterá encontros com autoridades estaduais e municipais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE