DISCURSOS

Discursos de Lula sobre a Rússia repercutem entre diplomatas

Lula deixou embaixadores de democracias consolidadas "surpresos e decepcionados" ao criticar os EUA, gratuitamente, nos Emirados Árabes, culpar a Ucrânia pelo confito e ainda receber o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov

Rosana Hessel
postado em 19/04/2023 04:00 / atualizado em 19/04/2023 12:50
 (crédito: Reprodução / TV Brasil)
(crédito: Reprodução / TV Brasil)

Ao fazer declarações favoráveis à Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou uma saia justa que pode comprometer a imagem do país no exterior. Provocou reações indignadas dos Estados Unidos e da União Europeia, chegando a ser chamado de "papagaio" de Moscou — sobretudo quando acusou-os de estarem prolongando a guerra ao ajudarem militarmente a Ucrânia.

Embaixadores em Brasília ficaram em dúvida sobre o que levou Lula a fazer um discurso na contramão das regras da diplomacia justamente quando visitava países com regimes autoritários — como China e Emirados Árabes Unidos. Lula deixou embaixadores de democracias consolidadas "surpresos e decepcionados" ao criticar os EUA, gratuitamente, nos Emirados Árabes, culpar a Ucrânia pelo confito e ainda receber o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

Para o diplomata e ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero, Lula está queimando um capital político que acredita ter. "Os EUA e a União Europeia têm razão ao criticar o governo brasileiro objetivamente, porque Lula fez o jogo da propaganda da Rússia", destacou. Ele criticou, inclusive, o fato de o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, evitar usar a palavra "guerra" para falar da invasão na Ucrânia. "Só falta ele falar em 'operação especial' como faz Putin. Ele está recebendo críticas de todo o mundo. Acho que não vi até agora nenhuma manifestação de apoio, a não ser de russos e chineses", destacou.

O diplomata Renato Marques, ex-embaixador na Ucrânia e em Belarus, ressaltou que o saldo da confusão diplomática — que fez Lula recuar, ontem, no discurso em relação à Ucrânia — será ruim para as do Brasil de ser um pacificador. "A imagem do Brasil seria afetada por justamente não ser tão equidistante. Para ser mediador, o país tem que manter uma posição de equidistância", afirmou.

Para o economista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Simão Silber, o governo "está perdido". "O Brasil do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já era um pária global por causa dos retrocessos no Meio Ambiente e por negar a ciência durante a pandemia da covid-19. Ao sinalizar apoio à Rússia, não é posição de estadista, mas de sindicalista", lamentou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE