PPA

Tebet sobre Bolsonaro: Brasil foi comandado por um "capataz insensível"

"Ele plantou e utilizou as sementes do joio, e não do trigo. Ele plantou sementes apenas para que passasse a boiada do desmatamento ilegal, das armas em substituição aos livros e, por isso, vemos essa tragédia hoje nas escolas", apontou a ministra Tebet

Ingrid Soares
postado em 19/04/2023 13:44
 (crédito:  Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quarta-feira (19/4), afirmando que o Brasil foi comandado por um "capataz insensível". A declaração ocorreu durante a cerimônia de posse do Conselho de Participação Social e do lançamento do Processo de Elaboração do PPA (Plano Plurianual) Participativo, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

"Hoje é momento de recomeço. Estamos replantando o planejamento no Brasil. São os senhores que vão preparar essas terra tão rica chamada Brasil, que concentra riqueza nas mãos de poucos. Quatro anos que essa terra foi comandada por um capataz insensível", apontou.

Tebet ressaltou também que Bolsonaro pregou sobre "armas em substituição aos livros", e que isso desembocou na tragédia da violência nas escolas.

"Ele plantou e utilizou as sementes do joio, e não do trigo. Ele plantou sementes apenas para que passasse a boiada do desmatamento ilegal, das armas em substituição aos livros e, por isso, vemos essa tragédia hoje nas escolas. Da ordem extremista do ódio no lugar do diálogo, da harmonia e do amor. Da imposição de sua vontade pessoal enquanto presidente no lugar das decisões coletivas, do cidadão e dos conselhos. Daí a importância do dia de hoje. O que nos move é o amor incondicional que temos pelo Brasil e saber que esse Brasil pode sim atender a todos", acrescentou.

PPA "mais participativo da história"

A ministra também apontou dificuldades orçamentárias, mas defendeu que é preciso ter planejamento participativo. 

"No nosso ministério temos dois corredores: do sonho, do querer, que é o do Planejamento. Do Poder, mais limitado, que é o do Orçamento. Para que esse ministério do Orçamento possa dizer sim para todas as políticas públicas que estão aqui, é preciso ter planejamento, e ele tem que ser participativo. Vamos percorrer os estados e estar nas plenárias. A voz e a palavra para políticas públicas está com cada um de vocês".

Tebet finalizou que este "será o PPA mais participativo da história do Brasil".

O que é o PPA?

O PPA é uma das três leis orçamentárias do Brasil, ao lado da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e da LOA (Lei Orçamentária Anual). É elaborado de quatro em quatro anos, sempre no primeiro ano e com vigência a partir do segundo ano de um mandato presidencial.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE