SUBSTITUIÇÃO

Ricardo Capelli, ex-interventor no DF, assume GSI interinamente

Número dois do Ministério da Justiça, Capelli ficou conhecido pela atuação à frente da segurança pública de Brasília após o 8 de janeiro

Renato Souza
postado em 19/04/2023 19:05 / atualizado em 19/04/2023 19:06
 (crédito: Felipe Oliveira / SSP-DF)
(crédito: Felipe Oliveira / SSP-DF)

Após a queda de Gonçalves Dias, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, ex-interventor federal no DF, assume o Gabinete de Segurança Institucional, de maneira interina. Ele deve ficar no cargo até a escolha de um nome definitivo para o posto, decisão que cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com fontes no governo ouvidas pelo Correio, a escolha de Capelli se deve ao trabalho realizado por ele durante a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal, que ocorreu após os atentados de 8 de janeiro. Capelli foi responsável por exonerar integrantes da segurança da capital suspeitas de alguma participação ou omissão nos atentados.

Ele também acompanhou as investigações relacionadas ao caso e mudou as estratégias envolvendo a Polícia Militar quando estava no posto de interventor, ganhando a confiança do governo. Capelli é jornalista e ex-presidente da União Nacional dos Estudantes.

Ele também atuou como secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social durante o primeiro mandato de Lula, entre 2003 e 2006. Gonçalves Dias pediu demissão após aparecer em imagens de câmeras de segurança de dentro do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, quando o prédio foi invadido por extremistas. Ele circulou livremente no palácio enquanto a estrutura era depredada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE