Visita a Portugal

Lula comete gafes, usa estereótipos e chama adversários de irresponsáveis

Declarações ocorreram após reunião com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa

Vicente Nunes - Correspondente
postado em 22/04/2023 18:04
 (crédito: Ricardo Stuckert/ PR )
(crédito: Ricardo Stuckert/ PR )

Lisboa — Ao lado de um sorridente António Costa, primeiro-ministro de Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu uma série de gafes, recorrendo a estereótipos para descrever as relações entre o país europeu e o Brasil. Começou dizendo que nenhum brasileiro conseguiria comer pão se não fosse os portugueses padeiros. Depois, recorreu à miscigenação, falando dos africanos que foram levados para o Brasil por Portugal como escravos.

Dos estereótipos, partiu para o ataque a adversários políticos. Disse que, nos últimos seis anos o Brasil foi governado por irresponsáveis, numa clara alusão aos ex-presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro. “Dá para imaginar o tamanho da irresponsabilidade de quem governou o Brasil nos últimos seis anos. Na reunião (de Cúpula Brasil-Portugal, realizada neste sábado (22/4) assinamos 11 acordos (na verdade, foram 13). Isso significa dizer que, nesse período, deixamos de assinar ao menos 66 acordos”, frisou.

Lula ressaltou que as relações políticas devem ser feitas com toque, contato, olho no olho, mas, de 2018 para cá, a política se baseou em fake news. Por isso, segundo ele, o Brasil não se relacionou com nenhum país e ninguém quis se relacionar com o Brasil. “Nas relações, sempre há divergências, mas mesmo aquelas mais profundas serão resolvidas nas mesas de negociação. Isso é política”, afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE