OPERAÇÃO

Bolsonaro deve prestar novo depoimento nesta quarta-feira na Polícia Federal

Entenda como funcionava o esquema que faz a Polícia cumprir mandados de busca apreensão na casa do ex-presidente

Mariana Albuquerque*
postado em 03/05/2023 09:10 / atualizado em 03/05/2023 11:25
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira (3/5), mandado de busca e apreensão na casa do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A suspeita é que ajudantes de Bolsonaro tenham fraudado dados vacinais.

A operação prendeu seis pessoas ao cumprir 16 mandados relacionados ao caso. O ex-presidente não foi alvo de mandado de prisão, mas deve prestar depoimento, ainda hoje, na sede da PF, em Brasília.

O grupo é investigado por inserir dados falsos de imunização contra o coronavírus nos sistemas do Ministério da Saúde. O objetivo seria adentrar locais em que a vacinação seria obrigatória. O destino principal seria os Estados Unidos e a fraude garantiria a entrada da família Bolsonaro e de pessoas próximas em solo americano na época em que Jair era presidente da República. 

"Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlar as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos - Brasil e Estados Unidos - destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia de covid", diz a Polícia Federal, com informações divulgadas pelo G1.

A TV Globo e a GloboNews apuraram que teriam sido forjados os certificados de Bolsonaro, da filha dele, Laura Bolsonaro, e do ex-ajudante de ordens Mauro Cid Barbosa (preso hoje), da mulher e da filha dele.

As condutas podem configurar: infração de medida sanitária preventiva; associação criminosa; inserção de dados falsos em sistemas de informação; corrupção de menores.

*Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE