Congresso

Dino a Marcos do Val: "Se você é da Swat, eu sou dos Vingadores"

O ministro da Justiça e Segurança Pública participa nesta terça-feira (9/5) de audiência pública na Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal

Victor Correia
postado em 09/05/2023 12:08 / atualizado em 09/05/2023 12:12
 (crédito:  Pedro França/Agência Senado)
(crédito: Pedro França/Agência Senado)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, provocou nesta terça-feira (9/5) o senador Marcos do Val (Podemos-ES), durante audiência pública na Comissão de Segurança Pública do Senado Federal. Após rebater fala do senador da oposição, na qual do Val questionava as ações de Dino durante os ataques de 8 de janeiro, o ministro ironizou: "se você é da Swat, eu sou dos Vingadores".

O ministro criticou os ataques feitos por Marcos do Val nas redes sociais, dizendo que o senador posta vídeos difamatórios e agressivos. Dino também classificou as falas do opositor como "construções mentais muito singulares, que realmente não têm suporte nos fatos".

"Não precisa o senhor ir para a porta do Ministério da Justiça fazer vídeo de internet. Porque, se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece? Capitão América, Homem Aranha. Então, é assim que a gente faz o debate democrático e é assim que a verdade sempre vence", ironizou o ministro.

Dino foi convocado pela oposição para participar da audiência pública, e do Val foi um dos autores do requerimento. Nas suas redes, o senador se identifica como "membro de honra e instrutor sênior da Swat", a unidade especial da polícia dos Estados Unidos.

8 de janeiro

Em sua fala, do Val citou os ataques do dia 8 de janeiro, e questionou uma fala de Dino na qual, em vídeo, o ministro relata ter visto "poucas pessoas" subindo a rampa do Congresso Nacional no dia da invasão. O parlamentar questionou também os relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) enviados ao ministério e a prisão dos bolsonaristas que estavam acampados em frente ao QG do Exército, em Brasília. O senador, porém, interrompeu sua fala e chamou a atenção do ministro por não estar prestando atenção.

O presidente do colegiado, Sérgio Petecão (PSD-AC), rebateu do Val. "O senhor vai falar, ou o senhor está querendo chamar a atenção? Porque isso não é normal", disse o senador ao colega. Do Val interrompeu seu discurso após Dino falar brevemente com Petecão, que estava ao seu lado na mesa. Outros parlamentares, especialmente da situação, também criticaram a atitude de Do Val.

A fala de Dino questionada pelo parlamentar é um relato feito pelo ministro sobre o que presenciou no dia da invasão às sedes dos Três Poderes. Em vídeo, o ministro relata que viu "poucos manifestantes" subindo a rampa, argumentando que eles poderiam ter sido facilmente contidos pelas forças de segurança. As investigações sobre o ato apontam participação de integrantes das forças e conivência de autoridades, como o ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, com os ataques.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação