PL das Fake News

Câmara vai votar projeto fatiado do PL das Fake News sobre direitos autorais

A Câmara dos Deputados deve votar, nesta quarta-feira (10/5), o projeto que regulamenta a remuneração de conteúdo jornalístico e o pagamento de direitos autorais nas plataformas digitais

Taísa Medeiros
Rafaela Gonçalves
postado em 09/05/2023 22:43
 (crédito:  Jefferson Rudy/Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A Câmara dos Deputados deve votar, nesta quarta-feira (10/5), o projeto que regulamenta a remuneração de conteúdo jornalístico e o pagamento de direitos autorais nas plataformas digitais. Os dois projetos, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), foram retirados do PL das Fake News, por terem um texto amplo. Além de estabelecer regras para o pagamento de produtores de conteúdo culturais, também prevê que as plataformas remunerem empresas jornalísticas.

Na segunda-feira entrou na pauta da Casa o caráter de urgência do texto, que serve para acelerar a tramitação de um projeto. Com a iniciativa, não é necessário que o projeto passe por comissões e seja discutido diretamente no plenário da Câmara.

O PL abre a possibilidade de obrigar as plataformas a serem mais proativas em derrubar conteúdos. O texto estabelece que as plataformas remunerem empresas jornalísticas. Também impõe regras para o pagamento de produtores de conteúdo culturais.

A estratégia de "fatiar" o projeto veio após um acordo do relator Orlando Silva (PCdoB-SP) com líderes partidários, visando amenizar a forte resistência da oposição e das “big techs", como Google, Meta, Telegram e YouTube, à votação da proposta.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação