GOVERNO

Lula está ansioso e triste pelas dificuldades, diz colunista

Presidente Lula tem se decepcionado com as limitações que tem encontrado em seu terceiro mandato

Estado de Minas
postado em 15/05/2023 18:52
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está ansioso e triste com as condições de governabilidade da atual gestão. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, auxiliares e ministros do petista dizem que o presidente tem se decepcionado com as diversas limitações que tem encontrado em seu terceiro mandato.

Os dois primeiros mandatos de Lula (2003 - 2006; e 2007 - 2010) foram marcados pela popularidade do petista e pelos avanços dos programas sociais, sua principal bandeira.

Vale destacar que da primeira à atual gestão, Lula enfrentou um desgaste de sua imagem com a ascensão do antipetismo motivado pela crise do Partido dos Trabalhadores, cuja imagem foi corroída pela Operação Lava Jato.

Nesses cinco meses de gestão, o petista encontra dificuldades para aprovar projetos do seu interesse - como é o caso dos novos decretos do Marco do Saneamento e a PL das Fake News - e enfrenta uma forte oposição.

Além disso, o governo ainda precisa aprovar o arcabouço fiscal, que visa estabelecer novas regras fiscais em substituição ao teto de gastos, aprovado na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB), ao mesmo tempo, em que tenta melhorar a sua relação com o Congresso Nacional.

Conforme assessores próximos do petista, Lula vive em seu terceiro mandato um paradoxo: ele tem ambições maiores que nos mandatos anteriores, mas não pretende fazer tantas concessões para ter governabilidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação