Congresso

Podemos apresenta PL que obriga motorista de app a levar animais domésticos

Texto prevê que motoristas só podem recusar transportar o animal em caso de alergia, impossibilidade de acomodar o pet no carro e em situações de risco à segurança

Raphael Felice
postado em 16/05/2023 15:20 / atualizado em 16/05/2023 16:05
 (crédito: Pixabay)
(crédito: Pixabay)

Deputados federais do Podemos apresentaram um Projeto de Lei que obriga motoristas de aplicativo a transportar animais de estimação dos usuários. O texto foi protocolado na última sexta-feira (12/5) e, caso aprovado, a medida passará a valer em todo o território nacional.

O PL 2.548/2023 é de autoria dos deputados Bruno Ganem (Pode-SP) e Raimundo Costa (Pode-BA). O transporte dos pets será feito com base em condições e limitações oferecidas por plataformas de transporte. O PL possui ainda um trecho que determina a proibição de cobrança de taxa adicional para embarcar os animais de estimação.

O texto garante ainda que cachorros de pequeno, médio e grande porte deverão ser transportados no banco traseiro e presos por peitorais, e gatos devem estar em caixas de transporte. Ambos os animais devem estar presos ao gancho para cinto de segurança.

Negativa

Os motoristas de aplicativo só poderão recusar transportar o animal caso não seja possível acomodá-lo no carro por conta do peso ou tamanho do bicho. Situações de saúde como alergias a animais de estimação ou riscos à segurança do motorista também são exceções que o texto destaca para se recusar a transportar os pets.

Segundo os deputados Bruno Ganem e Raimundo Costa, a proposta tem como objetivo a redução dos casos de atritos e transportes inadequados de animais de estimação nos veículos de transporte por aplicativos e o bem-estar e proteção dos animais.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação