VÍRUS H5N1

Gripe aviária: primeiro caso suspeito em humano é investigado no ES

Segundo o Ministério da Saúde, amostras do paciente de 61 anos e de outras 32 pessoas, que trabalham com ele, foram encaminhadas para análise

Bruno Luis Barros - EM
postado em 17/05/2023 23:27
 (crédito:  Agência Brasil/Arquivo - Imagem meramente ilustrativa)
(crédito: Agência Brasil/Arquivo - Imagem meramente ilustrativa)

Um homem de 61 anos, que mora em Vitória, no Espírito Santo, pode ter sido o primeiro infectado no Brasil com o vírus H5N1, causador da gripe aviária. A suspeita foi notificada nesta quarta-feira (17/5), informa o Ministério da Saúde (MS).

O idoso é funcionário de um parque onde foi encontrada uma ave com resultado positivo para a doença. Segundo comunicado do MS, “o paciente apresenta sintomas gripais leves e, conforme protocolo de vigilância sanitária, está em isolamento e monitorado por equipes de saúde do município”.

Segundo o Ministério da Saúde, amostras do paciente e de outras 32 pessoas que trabalham no parque foram encaminhadas para análise Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. Posteriormente, o material coletado também será analisado Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Sobre o vírus

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral – causada vírus H5N1 – altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas.

“Atualmente, o mundo vivencia a maior pandemia de influenza aviária, e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais”, pontua o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Contaminação em humanos

Contaminações em humanos pelo vírus podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas. “Deste modo, lembramos a toda população que, ao avistar aves doentes, acione o serviço veterinário local”, recomenda o Mapa.

Na segunda-feira, o Estado de Minas mostrou que a contaminação de duas aves silvestres pelo vírus H5N1 foi confirmada em Marataízes e Vitória, ambas no Espírito Santo. Mesmo com os casos, o Mapa afirma que a condição do país em ser um território livre da doença de alta patogenicidade, ou seja, que pode causar graves sinais clínicos e altas taxas de mortalidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação