Cúpula do G7

Lula discute transição energética com empresários japoneses

Não foi anunciado nenhum acordo após o fim da reunião, mas Lula destacou a necessidade de parcerias entre o BNDES e o Banco do Japão para Cooperação Internacional (JBIC)

Rafaela Gonçalves
postado em 21/05/2023 17:41
 (crédito: Kin CHEUNG / POOL / AFP)
(crédito: Kin CHEUNG / POOL / AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, neste domingo (21/5), com empresários japoneses em Hiroshima, no Japão, onde participa da cúpula estendida do G7. No encontro foi debatida a possibilidade de investimentos em tecnologia direcionados à transição energética e ao desenvolvimento.

Participaram da reunião empresários de grupos muito tradicionais no Japão, dos setores automotivo (Toyota), trading (Mitsui), eletrônico e comunicações (NEC) e siderúrgico (Nippon Steel), além do Banco do Japão para Cooperação Internacional (JBIC).

Entre as oportunidades de investimentos verificadas no Brasil estão a fabricação de veículos híbridos, produção de hidrogênio verde para o setor siderúrgico mundial e desenvolvimento de inteligência artificial para serviços de telecomunicação.

Não foi anunciado nenhum acordo após o fim da reunião, mas Lula destacou a necessidade de parcerias entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o JBIC, que teve representantes reunidos recentemente no Brasil com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).

Segundo o presidente, o diálogo com o grupo prosseguirá, bem como os planos discutidos na reunião. Além disso, o governo brasileiro afirmou que irá promover novos contatos entre o grupo de notáveis japoneses e o empresariado brasileiro, para ampliação de parcerias e investimentos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação