G7

Lula sobre Zelensky não ter ido à reunião: "fiquei chateado"

Em discurso de balanço do G7, o presidente contou que Zelensky o deixou esperando e não apareceu para a reunião bilateral

Aline Brito
postado em 21/05/2023 21:44
 (crédito: Reprodução/TV)
(crédito: Reprodução/TV)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, durante discurso em que fez um balanço da viagem à Hiroshima, no Japão, para participar do G7, que ficou chateado com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky por não comparecimento ao encontro que estava marcado para a tarde deste domingo (21/5).

Lula detalhou que o encontro estava agendado para às 15h15, no horário local, mas que Zelensky atrasou e não apareceu para a reunião bilateral. “Os meus diplomatas estão aqui, eles marcaram uma agenda com o Zelensky às 15h15. Às 15h15 nós recebemos um recado de que o Zelensky estava atrasado e eu atendi o presidente do Vietnã, que demorou por quase 1h. O Zelensky não veio. É isso que aconteceu”, explicou.

“Se ele teve um outro problema mais sério, se teve um encontro mais importante, eu não sei. O dado concreto é que estava marcado neste salão, às 15h15, o encontro com o Zelensky, só isso”, contou Lula.

Ao ser perguntado pelos jornalistas presentes na coletiva de imprensa se estava decepcionado com Zelensky pelo desencontro, Lula afirmou que, na verdade, ficou chateado. “Não fiquei decepcionado, fiquei chateado, porque eu gostaria de encontrar com ele e discutir o assunto. Por isso que eu marquei aqui no hotel, apenas isso. O Zelensky é maior de idade, sabe o que faz”, finalizou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação