Congresso Nacional

CPMI dos atos golpistas: MDB confirma indicações para comissão

Cotado para a relatoria, Braga disse minutos antes do anúncio que "estaria fora". Marcelo Castro e Vital do Rêgo assumem os postos na comissão

Raphael Felice
postado em 24/05/2023 22:17
 (crédito: Pedro França/Agência Senado)
(crédito: Pedro França/Agência Senado)

Os senadores Marcelo Castro (MDB-PI) e Veneziando Vital do Rêgo (MDB-PB) são os indicados pelo líder do MDB para participar da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que vai investigar os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

Após os senadores Eduardo Braga (AM) e Renan Calheiros (AL) terem sido os nomes mais cotados ao longo das últimas semanas, o partido indica dois nomes que até então não participavam das negociações.

A reviravolta ocorreu após resistência do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com o arquirrival em Alagoas, Renan, para assumir a relatoria da CPMI. Já Braga afirmou minutos antes da indicação do MDB que “estava fora” do inquérito.

Quando passou a ser cotado por conta da impossibilidade de Renan ser o relator, Braga já estava relutante, mas assumiria para ajudar o governo e assim como Renan, também seria um nome mais combativo dentro do Senado entre os aliados do governo no MDB.

Os titulares escolhidos pela sigla, Castro e Veneziano são aliados próximos de Lula, mas ambos possuem um perfil mais conciliador e fazem um diálogo mais amistoso mesmo com parlamentares de oposição. Os suplentes indicados pelo MDB são os senadores Fernando Dueire (PE) e Giordano (SP).

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação