Justiça

STF não vai anular indenização de Deltan a Lula por apresentação no Powerpoint

Em 2016, o então chefe da força-tarefa da Lava-Jato, Dentan Dallagnol fez uma apresentação de Powerpoint para acusar Lula, que era investigado pela operação, de chefiar uma organização criminosa

Correio Braziliense
postado em 25/05/2023 09:14 / atualizado em 25/05/2023 09:15
 (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/Redes Sociais)

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou, nesta quarta-feira (24/5), anular a decisão que condenou o ex-procurador da Lava-Jato Deltan Dallagnol a indenizar, em R$ 75 mil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no "caso do powerpoint", quando Lula era investigado pela operação.

A rejeição da anulação ocorreu por motivos processuais. Em 2016, Dallagnol, que era chefe da força-tarefa da Lava-Jato, fez uma apresentação no Powerpoint para acusar Lula de chefiar uma organização criminosa. Os processos foram anulados após o STF considerar o ex-juiz Sérgio Moro parcial na condução da investigação.

Em março de 2022, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou Deltan Dallagnol ao pagamento de R$ 75 mil em danos morais a Lula. Na época, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, questionou a conduta do ex-procurador.

Para o STJ, Dallagnol usou termos desabonadores e linguagem não técnica em relação ao então ex-presidente.

Com informações da Agência Brasil*

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  Bras..lia (DF) 17/05/2023 Ex-Deputado cassado, Deltan Dallagnol, durante pronunciamento no sal..o verde da C..mara. Foto Lula Marques/ Ag..ncia Brasil.
    Bras..lia (DF) 17/05/2023 Ex-Deputado cassado, Deltan Dallagnol, durante pronunciamento no sal..o verde da C..mara. Foto Lula Marques/ Ag..ncia Brasil. Foto: Fotográfo/Agência Brasil
  • Cassação do deputado ocorreu com base na Lei da Ficha Limpa
    Cassação do deputado ocorreu com base na Lei da Ficha Limpa Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados