Governo

Por apoio no Congresso, Lula tem agenda com líderes partidários nesta segunda

Padilha deve participar dos encontros, que têm o objetivo de "calibrar" a relação entre Legislativo e Executivo, após semana de tensão

Tainá Andrade
postado em 05/06/2023 16:00 / atualizado em 05/06/2023 16:01
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Após café da manhã com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguirá, na tarde desta segunda-feira (5/6), com uma agenda de encontros que sinalizam a sua entrada direta nas articulações do Congresso Nacional.

Às 17h está agendada uma reunião com os líderes partidários na Câmara dos Deputados, principalmente com aqueles que votaram a favor da Medida Provisória (MP) da Estruturação da Esplanada. Em seguida, às 18h, receberá representantes das bancadas do Senado Federal.

O petista tem sido cobrado pelos parlamentares para que melhore a interlocução com o Congresso. Deputados afirmaram ao Correio que a articulação “está muito bagunçada” e que o governo já teve tempo suficiente para “se ajustar”.  

Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), deverá participar das duas agendas desta tarde. Aliados garantem que o encontro não será para modificar a posição do ministro nas negociações, mas para “encontrar o ponto certo” na relação.

A aproximação de Lula, neste momento, é fundamental para “calibrar” as conversas. É apontado que o motivo principal da insatisfação dos parlamentares seria a escassa liberação de emendas, já que o sistema das RP9 (emendas de relator) foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início do governo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação