Congresso

Indicado ao STF, Zanin circula pelo Senado para conversar com bancadas

Advogado Cristiano Zanin esteve nos gabinetes da Casa Alta para falar sobre sua sabatina na próxima semana

Taísa Medeiros
postado em 13/06/2023 12:03
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Cotado para assumir vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin circulou na manhã desta terça-feira (13/6) nos gabinetes do Senado Federal para solicitar apoio dos parlamentares. Um encontro com a bancada do PSD no Senado está na agenda de Zanin para hoje. Além dessa reunião, constaram encontros com os senadores Lucas Barreto (PSD-AP), Plínio Valério (PSDB-AM), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Dr. Hiran (PP-PR), Alessandro Vieira (PSDB-SE) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PE) — vice-presidente da Casa e relator da sabatina.

A sabatina do indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado foi marcada para 21 de junho, quarta-feira. Cristiano Zanin foi indicado em 1º de junho pelo petista para assumir a cadeira deixada em abril pelo ministro aposentado Ricardo Lewandowski na Suprema Corte. Após essa etapa, a indicação será votada no plenário do Senado. Para ser aprovado, ele precisará do aval da maioria dos senadores, o equivalente a 41 votos das 81 cadeiras da Casa.

Conforme já noticiado pelo Correio, o advogado conta com o apoio firme dos integrantes da Corte e não deve enfrentar obstáculos para ser aprovado na sabatina do Senado. O nome do jurista é alvo de críticas na ala lavajatista do Ministério Público Federal (MPF) e entre especialistas, por conta de sua relação com Lula. Mesmo assim, ele deve passar com facilidade no parlamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação