Após operação da PF

"Esse senhor e outros que respondam à Justiça", diz Dino sobre do Val

O ministro da Justiça e Segurança Pública foi questionado nesta sexta-feira (16/6), em Palmas (TO), sobre a operação que mirou o senador ontem (15) no âmbito do inquérito sobre atos antidemocráticos

Victor Correia
postado em 16/06/2023 11:16
 (crédito: Divulgação/Ministério da Justiça)
(crédito: Divulgação/Ministério da Justiça)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comentou nesta sexta-feira (16/6) a operação da Polícia Federal (PF) que teve como alvo o senador Marcos do Val (Podemos-ES) ontem (15). Segundo Dino, operações policiais e política são coisas diferentes, e a PF cumpre ordens judiciais independentemente de quem seja o alvo. O ministro frisou ainda que "esse senhor e outras pessoas que sejam investigadas que respondam perante a polícia e perante a Justiça".

"Eu não tenho, como integrante do governo, de responder sobre questões políticas. Porque polícia é um âmbito, política é outro âmbito. A nossa posição política, a posição do presidente Lula, é de proteger a democracia e a Constituição", respondeu Dino ao ser questionado por jornalistas após evento de lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em Palmas, Tocantins.

"Os problemas de polícia, esse senhor e outras pessoas que sejam investigadas que respondam perante a polícia e perante a Justiça", acrescentou o ministro.

PF cumpre ordens judiciais

Dino lembrou que os processos e inquéritos sobre os atos de 8 de janeiro estão sendo conduzidos pelo Poder Judiciário, e que mais de 1.300 pessoas respondem a processos criminais por sua participação.  "Temos um Judiciário independente, temos uma Polícia Federal que cumpre as ordens judiciais e realiza as investigações que a lei manda, independentemente de quem seja a pessoa investigada", disse o ministro.

Marcos do Val foi alvo ontem de três mandados de busca e apreensão, dois em Brasília e um em Vitória, Espírito Santo. Na capital federal, agentes da PF fizeram busca em seu gabinete, no Senado, e em sua residência oficial, na Asa Sul. O parlamentar é investigado no âmbito do inquérito sobre atos antidemocráticos, de relatoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação