O comentarista da CNN Marco Antonio Villa elogiou a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Cúpula Internacional do Novo Pacto de Financiamento Global, em Paris, nesta sexta-feira (23/6). Villa afirmou estar impressionado positivamente considerou que e as questões apresentadas eram fundamentais.
- Lula é 'decepção' e 'falso amigo do Ocidente', diz jornal francês
- Lula discursa em festival de rock em Paris: preservar a Amazônia é pop
- Lula discursa em festival e promete esforço para manter Amazônia em pé
Villa destacou que o presidente “colocou o dedo nas feridas” das questões de interesse global, como o Banco Mundial, o Fundo Monteário Internacional (FMI) e a Organização das Nações Unidas (ONU).
Em seu discurso, Lula disse que não se pode continuar com as instituições funcionando de forma equivocada, que o dinheiro emprestado pelas instituições financeiras têm como resultado a falência dos Estados. Além disso, afirmou que os membros permanentes do conselho de segurança da ONU não representam mais a realidade política de 2023, como representavam em 1945, e que é preciso mudar.
O comentarista também ressaltou a diferença do discurso de Lula com o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, nenhum dos “temas exóticos e absurdos do extremismo do quadriênio presidencial anterior foi tocado nesta reunião”.
“Veja o nível da argumentação [de Lula], o que me impressionou foi isso. Não teve 'ok', 'tá ok', não teve palavrão, não teve linguagem pseudo religiosa, que, no fundo, é um asmodeu”.
Por fim, Villa celebrou que o Brasil não é mais um Estado pária em fóruns plurinacionais.
“Fiquei orgulhoso com o presidente da República. Não deu os escorregões que vez por outra tem dado ultimamente, foi perfeito na questão analítica, foi ouvido, respeitado, e eu espero que agora se coloque em prática o que foi falado nessa reunião”, concluiu Villa.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.